Pular para o conteúdo
Alterar contraste

Formação

Formação

Relacionadas aos eixos institucionais, – educação, cultura e juventude – as formações promovidas pela Ação Educativa adotam como referência princípios da educação popular, tendo a promoção de direitos humanos como uma de suas finalidades.

Formação

As diretrizes que orientam nossas práticas formativas são: reconhecimento da realidade dos sujeitos; construção coletiva de novos conhecimentos; respeito aos diferentes saberes; manutenção das relações horizontais e garantia de participação de todos os envolvidos no processo.

No contexto do projeto TECLA – Tecnologia (em) Ação promovemos as seguintes formações, disponíveis no site do nosso Centro de Formação

O curso apresenta debates e controvérsias sobre os impactos de sistemas baseados em inteligência artificial à igualdade racial. Reunindo conteúdos e instrutores dos campos da comunicação e da computação, apresentamos de forma acessível e interdisciplinar uma introdução ao tema, com foco em casos e reações através da educação, promoção de consciência pública e controle social da tecnologia.

Módulos:
1) O que é racismo algorítmico?
2) Como as tecnologias incorporam opressões?
3) Como nos defender?

Aulas assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Centro de Formação da Ação Educativa;
Dois encontros síncronos para troca de experiências, com convidades especiais. Datas: 21/11 e 05/12, das 19h às 20h30.

O curso busca oferecer uma introdução sobre os debates em torno das desigualdades no acesso, uso e desenvolvimento da internet. Através da curadoria de dados, reflexões e conceitos sobre a internet como catalisadora de direitos, discute de infraestrutura e dispositivos até questões de raça, gênero e território.

Formadoras/es especialistas: Tarcízio Silva, R. Ramires, Diego Cerqueira, Lorena Regattieri e Thiane Neves Barros

Aulas assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Centro de Formação da Ação Educativa.
Módulo 1 – A Internet não é Virtual
Módulo 2 – A Internet é um Direito
Módulo 3 – Desigualdades Interseccionais
Módulo 4 – Defendendo a Internet (e a nós mesmos)

O curso “Bem-Viver na Internet” busca discutir e apresentar estratégias de autocuidado para todas as pessoas participantes refletirem sobre suas trajetórias online, indo de camadas individuais à governança da internet e direitos digitais, passando também por táticas coletivas. Baseado em princípios de autodefinição e autocuidado, o curso é composto de quatro módulos que incluem também aulas sobre infodemia em contexto pandêmico, ciberbullying, discurso de ódio e desinformação. Ao final da jornada, apresenta táticas para formação de grupos de apoio baseados em valores como compaixão, expressão, colaboração e respeito aos direitos humanos.Formadoras especialistas: Glenda Dantas e Mariana Gomes

Módulo 1 – Bem-viver na Internet
Módulo 2 – Princípios, Direitos e Ciberativismo
Módulo 3 – Autonomia e responsabilidade: enfrentamento de opressões
Módulo 4 – Autocuidado na rede

Outras frentes de atuação

Voltar ao topo
Voltar ao topo