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Mulheres negras no mundo da tecnologia

Odara Dèlé Almeida e Oliveira é cientista social e especialista em Educação, Relações étnico-raciais e Cultura com graduação na Universidade Nove de Julho. Fundadora da Alfabantu.

Estado: São Paulo (SP)
Etapa: Ensino Médio
Modalidade: Regular
Disciplinas: Sociologia
Formato: Presencial

Objetivo Geral: Reconhecer as contribuições científicas, intelectuais e econômicas das cientistas negras na sociedade contemporânea com estudo das suas trajetórias e produções. As atividades serão realizadas para o público jovem no qual abordaremos os temas de gênero e raça com o uso de diversas ferramentas tecnológicas destinadas para turmas do 2° ano do Ensino Médio. Por meio, deste trabalho buscaremos construir uma abertura para um espaço que visa cultivar o respeito, a valorização da cultura negra e a autoestima, focado na implementação da lei 10.639/03 posteriormente promulgada para 11. 645/08.

Objetivos Específicos:
1. Potencializar o processo de ensino – aprendizagem com o auxílio das tecnologias em sala de aula;
2. Promover ações lúdicas com ferramentas digitais utilizadas por alunos no seu cotidiano com a finalidade de desenvolver suas competências e habilidades;
3. Difundir as invenções transformadas das mulheres negras para auxiliar a diminuição do racismo e preconceito, que estão ainda presentes no ambiente escolar.

Conhecimentos trabalhados: Para o desenvolvimento dessa atividade serão necessários três tipos de entendimentos que podem ser trabalhados pelo próprio professor em aulas mais aprofundadas:
a) Aproximação de dados históricos que apresentam os interesses sócioeconômicos dos europeus para a expansão e domínio nas Américas e Áfricas;
b) As teorias eugenistas que moldaram a compreensão de racial e gênero na ciência e suas justificativas para categorizar os colonizados como inferiores;
c) O manuseio das funções básicas de programas de computadores e celulares como a câmera, o campo para digitar os textos;
d) Compreensão sobre das relações de sexismo e misoginista presentes no cotidiano;
e) Valorização das invenções produzidas por mulheres negras com o instrumentos de gamificação básica, Scratch

Metodologia

Preparação do ambiente: Para criar um espaço harmonioso de trocas entre os alunos, usaremos o formato circular como possibilidade de criação de um espaço intimista, mais acolhedor e de dialogias e escutas, com antecedência serão apresentadas princípios voltado o respeito de opiniões, contextos de social e políticos com a finalidade de garantir o melhor convívio entre os alunos. Deste momento, também serão incorporados as diretrizes para a utilização das ferramentas tecnológicas com demonstração de exemplos sobre o que aconteceu na atualidade e seus impactos.

Posteriomente, haverá a reflexão dos temas referentes a inovação e tecnologia baseados nos eventos familiares, espaços religiosos, relações com amigo, músicas, esportes, sobretudo, momentos históricos marcantes como a pandemia. Nesta ação, de acolhimento do ambiente, as atividades tem como objetivo introduzir os temas de africanidades de modo lúcido para que os alunos sintam –se confortáveis em compartilhar suas experiências e inquietações,
também, utilizar os equipamentos tecnológicos como possibilidade de aprofundar seus estudos.

Desenvolvimento: Com à ação de acolhimento, temos a possibilidade de implementar a sala invertida, os alunos tornar- se protagonistas do seu aprendizado, e altera o comportamento passividade presente na estrutura tradicional para dar lugar aos conteúdos que estes têm mais interesse dentro da temática propostas. Deste modo, os alunos tem abertura para pesquisar e expor suas reflexões acerca do conteúdo com o conhecimento prévio das aulas e seus estudos mais aprofundados. O ensino híbrido, também, complementar o desenvolvimento das aulas serão implementadas a flexibilidade das aulas com a modalidade online e offline. Os alunos poderão interagir e trocar informações por mecanismos digitais.

Aula 1. Exibição do trecho do filme ‘Estrelas além do tempo’. Após assistir o vídeo, os alunos em grupo, irão destacar todas as palavras conhecidas no Google Forms com compartilhamento em grupo. Após a listagem irão realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre as personagens do filme e encontrar outras mulheres negras que desenvolveram experimentos relevantes para sociedade. A partir dessas pesquisas, as personagens serão apresentadas pelos alunos que irão destacar as trajetórias, localização e suas produções. Para facilitar essas novas descobertas, vamos aplicar o Google Earth para localizar no globo essas mulheres e em grupo construir manualmente um mapa com todas personagens pesquisadas com a linha do tempo.

Aula 2. Após a realização de análise da biografia e produções das cientistas negras. Para iniciar a aula, abriremos com algumas perguntas norteadoras: a) Você conhece mais cientistas negras ou brancos?, b) Por que você acredita que isso acontece?c) Quais dessas produções faz mais sentido para a sociedade? O que podemos fazer para ter mais cientistas negras? Com base, nas respostas dos alunos, serão direcionados para análise de imagens que correspondem as figuras de mulheres negras cientistas e junto com suas produções. Neste momento, com a aula expositiva, serão discutidos as estruturas das relações que estabelecem as desigualdades raciais e sexuais e o papel da mulher negra na sociedade brasileira.

Aula 3. Iremos utilizar os games como aliados para materializar o que foi aprendido durante esse processo, como forma de ter mais leveza nas etapas de desenvolvimento. Na sala de informática (computadores, multimídia ou celulares) utilizaremos o programa digital Scratch para transformar as cientistas negras em personagens de games, como esse instrumento de entretenimento, em grupo é possível criar as regras do jogo ou um campeonato entre os alunos. Aulas 4 Com a presença no espaço de informática ou local com computadores, serão elaborados um site como todos os conteúdos que foram trabalhados, ao longo das atividades. Este instrumentos permite que seja um material de consulta.

 

Recursos Necessários

Humanos: Estratégias de conversação, discussão, sociabilização Didática: Notebook, Projetor e Computadores.
Materiais: Cadernos, Lápis, Revistas, papel sulfite e cola

Duração Prevista

Local: Sala de Aula / Sala de informática Duração de aula: 45 minutos Quantidades: 4 aulas

Processo Avaliativo

Como forma de mensurar a participação e apreensão do conteúdo. Optamos por avaliação formativa , os alunos terão como indicadores as tarefas realizadas durante o processo, bem como, o material final composto pela produção do site.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação V. 27, N. 1, 2011.

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