Pular para o conteúdo
Alterar contraste

A construção de identidades: se não há referências, seja você uma referência!

Estado: Rio de Janeiro (RJ)
Etapa: Ensino Fundamental II
Modalidade: Regular – Educação de Jovens e Adultos
Disciplinas: Artes,  Geografia do Brasil, História do Brasil, Língua Portuguesa
Formato: Híbrido

  • Trabalhar na perspectiva da ERER – Educação das Relações Étnico-Raciais e contribuir para a consciência racial (processo de racialização);
  • Ampliar as possibilidades de representações humanas imagéticas;
  • Despertar senso de identidade e de pertencimento;
  • Perceber como as discriminação racial está presente na esfera da tecnologia, como resultado de escolhas de grupos hegemônicos. Exercitar estratégias contra-hegemônicas de atuação para equidade racial.
  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. Identidades, ERER e Noções dos estudos da Raça/Cor , conforme IBGE;
  • Território/ comunidade;
  • Memória/ tempo espaço;
  • Gênero textual;

Metodologia

Habilidades a serem desenvolvidas BNCC:
Objeto de conhecimento: Arte e tecnologia (Artes integradas).
Habilidade trabalhada: (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
Objeto de conhecimento: Processos de criação (Artes visuais).
Habilidade trabalhada: (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
Etapa 1: Conhecer bancos de imagens
Tempo: 3h/a
Forma de organização da turma: coletivamente e fazer a análise na escola e em casa.
Analisar os bancos de imagens da internet e avaliar quanto a diversidade racial contida neles.
Momento de partilha do que foi observado.
A partir da ausência de diversidade racial lançar a proposta: Inspiração: Se não há referências, seja você uma referência!
Etapa 2 : Coletar dados por amostragem
Tempo: 4h/a Artes
Forma de organização da turma: Turma dividida em 3 grupos:
grupo 1- Censo escolar;
grupo 2- Coleta fotos com gestão;
grupo 3- Fotografa a comunidade escolar;
Fazer um censo escolar (estando atento a cor do corpo docente, gestão escolar, funcionários da escola e dos estudantes por etapa educativa (educação infantil, ensino fundamental e médio)
Solicitar à gestão escolar fotos e retratos antigos do acervo da escola.
Tirar fotos da sua comunidade escolar;
Etapa 3: Tratamento dos dados
Tempo: 4h/a Artes
2h/a Geografia
2h/a História
2h/a Português
Forma de organização: Coletivamente
Em interdisciplinaridade com a disciplina de Português elaborar termos de autorização do uso de imagem e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018;
Em interdisciplinaridade com a disciplina de História/ Geografia, analisar as fotos enquanto documento histórico analisando itens como papel, tipo de registro, data, perceber a passagem de tempo através da mudança na paisagem, do vestuário, corte cabelos;
Digitalização e tratamento das fotos analógicas;
Categorização das fotos digitais;
Criar uma certificação para garantir que as imagens coletadas
são originais e não manipuladas.

Etapa final:
Produção Coletiva

Produto interno: finalizar com um grande painel da diversidade humana com as fotos da comunidade. (analisar o painel e concluir se aquela comunidade escolar é diversa ou não).

Produto externo: Elaboração de documento a ser enviado para os bancos de imagens digitais com o resultado da pesquisa da etapa 1. Relatando a ausência de diversidade racial e necessidade de ampliação do repertório.

Recursos Necessários

Sala multimídia Câmera fotográfica (digital, analógica, ou do celular) Mural Impressão das fotos, cola, tesoura e materiais de papelaria para decorar o painel.

Duração Prevista

  • Etapa 1: Conhecer bancos de imagens Tempo: 3h/a;
  • Etapa 2 : Coletar dados por amostragem Tempo: 4h/a Artes;
  • Etapa 3: Tratamento dos dados Tempo: 4h/a Artes 2h/a Geografia 2h/a História 2h/a Português;

Processo Avaliativo

  • Relatórios individuais dos alunos
  • Relatório coletivo
  • Pesquisa de reação da comunidade diante do painel de diversidade. E observação e reflexão contínua das dinâmicas das relações étnico-raciais.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018; https://www.mprj.mp.br/documents/20184/172682/teoria_social_relacoes_sociais_brasil_contemporaneo.pdf; https://noticiapreta.com.br/falta-de-representatividade-motiva-criacao-de-bancos-de-imagens-100-negros/ e https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf

Voltar ao topo
Voltar ao topo