A luta antirracista no Brasil
O Serviço de Educação Popular (SEDUP) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1981, suas ações são referenciadas pela educação popular. Há 41 anos, o SEDUP tem como objetivo a promoção da cidadania por meio da educação popular, através de ações de cunho formativo e organizativo junto aos movimentos sociais populares. Trabalha com juventudes, mulheres das periferias da cidade de Guarabira/PB, e também com famílias de agricultoras/es de 14 assentamentos da reforma agrária.
Atuado na perspectiva do fortalecimento do trabalho de base com incentivo a participação cidadã nos espaços públicos, com foco na articulação, mobilização e capacitação dos grupos sociais para formulação e controle social das políticas públicas através do acompanhamento de orçamento público e incidências políticas no âmbito local.
Estado: Paraíba (PB)
Etapa: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Regular, Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo, Educação Profissional Tecnológica
Disciplinas: Filosofia, Geografia do Brasil, História do Brasil, Sociologia
Formato: Híbrido
Metodologia
Aula 1 – Tema: A riqueza da diversidade: preconceitos, estereótipos e discriminação
Iniciar o acolhimento das/os participantes com música Acorda Pedrinho – Jovem Dionísio. Convidar os
participantes a organizar em círculo, receberá a letra da música para auxiliar no acompanhamento durante o momento que escutamos juntos. A professor(a) apresenta o tema e objetivo da aula. Motivados pela música, cada jovens pode escolher uma tarjeta colorida e estimule para escrever o que cada um entende sobre as palavras: preconceitos, estereótipos e discriminação, para construir um painel do conhecimento prévio. Na reflexão sobre painel de conceitos que criamos a partir dos saberes de cada um. Podemos relacionar com conceitos acadêmicos construindo historicamente uma linha do tempo sobre os preconceitos, estereótipos e discriminação. Optamos em utilizar os conceitos trabalhados por SOARES (2009). Racismo é a ideologia que postula a existência de hierarquia entre grupos humanos.Preconceito é um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos.
Estereótipos são atributos dirigidos a pessoas e grupos, formando um julgamento a priori, um “carimbo”. Uma vez “carimbados” os membros de determinado grupo como possuidores desde ou daqueles “atributo”, as pessoas deixam de avaliar os membros desses grupos pelas suas reais qualidades e passam a julgá-las pelo carimbo. Discriminação é o nome que se dá para a conduta (ação ou omissão) que viola diretos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros. Motivados pelas reflexões feita, cada jovens foi convidado para pegar sua tarjeta e reescreve no verso da tarjeta seu novo entendimento sobre preconceito, estereótipo e discriminação. Finalize o encontro propondo uma breve avaliação aos estudantes.
Aula 2 – Tema: Racismo presente no cotidiano dos jovens negros
Iniciar com as boas-vindas, na sala já estará organizada em círculo, onde faremos um pequeno cochicho em dupla para relembrar os assuntos de trabalhamos na aula anterior. Apresenta o tema e o objetivo da aula. Para aprofundar o tema vamos utilizar o vídeos do canal do youtube, Quebrando Tabu. O que é racismo estrutural?. https://www.youtube.com /watch?v=Ia3NrSoTSXk, que será nosso segundo instrumento para aprofundar o debate. Neste momento iremos realizar o cochicho em dupla, para refletir o que é o racismo estrutural? E como ele me manifesta no dia a dia do jovem? Motivados pelas partilha e reflexões feita, cada jovens foi convidado falar em uma palavra pra você o que significa Racismo estrutural?. Acolher todas os significados e registra em cartaz para expor na sala.
Aula 3 – Tema: Os movimentos sociais e Luta antirracista
Iniciar o acolhimento com a música: Da lama ao caos – Nação Zumbi. Convida os jovens para ouvi e caminha pela sala. Em seguida vamos relembrar os assuntos de trabalhamos na aula anterior. A professor/a apresenta o tema e objetivo da aula. Será entregue a letra da música a todos os jovens que em pequeno grupo vão conversar sobre a relação da música com os movimentos sociais negro que lutam contra racismo estruturante. Para aprofundar o tema vamos ouvir um Canal Podcast – 20 de Novembro (História Preta). Uma reflexão sobre o quilombo de Palmares, seu líder, Zumbi, e por que suas histórias são tão importantes para a luta antirracista até hoje. https://open.spotify.com/episode
/2rC2HtiDxCn8DaXqGq1aIl?si=Sjpe9ifNT8CVQkWR4GaVow&nd=1. Em seguida será realizado uma partilha sobre a importância dos movimentos sociais negros no enfrentamento ao racismo e a conquista de direitos. Finalize o encontro com partilha das impressões das duplas e propondo uma breve avaliação aos estudantes. Para isso, solicite que os integrantes de cada grupo sintetizem em uma expressão artística o encontro do dia.
Recursos Necessários
Aulas presenciais – Computador, Retroprojetor, caixa de som, músicas MP3, Sala com cadeiras ampla, tarjetas de papel colorido, canetas hidrocor. Aulas online – Celular ou computador, internet, músicas MP3, vídeos, APP Post-it, APP Zoom ou Google Meet.
Duração Prevista
Será realizado em tempos de 3 aulas de 50 minutos. Com atividade não presencial intercalada entre cada aulas, que jovens irá desenvolver individual.
Processo Avaliativo
Avaliação será qualitativa e somativa, levando em consideração a participação dos jovens nas atividades individuais e coletiva. Também aplicaremos um Questionário de Avaliação do ciclo de formação das 03 aulas.
O SEDUP – Serviço de educação popular, desde de sua criação em 1981 trabalho com as
questões étnico-racial como tema transversal. Mas na última década as juventudes negras
atendidas pelo nos projetos e ações do SEDUP tem pauta a entidade com problema da violência policial, o genocídio das juventudes negra e questões de racismo estrutural. Nos últimos anos a instituição tem promovidos Minicurso via Whatsapp sobre A luta antirracista no Brasil, que ocorreu 16 a 30 de novembro de 2020, que foi aberto a jovens, mulheres e população camponesa que tenha interesse na temática. E obtivemos a participação de 59 pessoas, sendo professores, ativista de movimento sociais e educadores populares. Com objetivo de promover uma reflexão sobre a luta antirracista no Brasil, seja na identificação do racismo estrutural ou nas experiências de valorização dos traços negros. O Minicurso foi oferecido no formando online, utilizamos a plataforma digital (Google Meet, Whatsapp, Youtube e Instagram) que utilizamos: vídeos, texto em PDF e Podcast. Também teremos Live para aprofundar os conteúdos do curso. Também realizamos uma Campanha Enfrentamento ao Racismo nas mídias sociais, disponível no youtube https://www.youtube.com/watch?v=FZgT3DT7n0g, com objetivo de elabora instrumento para enfrentamento ao Racismo o vídeo da campanha se colocar como suporte para auxiliar ações pedagógicas na escola sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira, com foco no olhar no seu próprio espelho e vê uma face que ele não conhece, promovendo assim enfrentamento ao racismo estrutural.
BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial e normas correlatas. – Brasília, DF : Senado Federal,
Coordenação de Edições Técnicas, 2021. Acessado em 10.01.2022. Disponível no site:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/589163
/Estatutoigualdaderacialnormascorrelatas.pdf
__. Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. – Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Acessado em 10.01.2022. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf
Canal Quebrando Tabu. O que é racismo estrutural?. Acessado em 09.01.2022. Disponível no site:
Canal Podcast – 20 de Novembro (História Preta). Uma reflexão sobre o quilombo de Palmares, seu líder, Zumbi, e por que suas histórias são tão importantes para a luta antirracista até hoje. Acessado em 09.01.2022. Disponível no site: https://open.spotify.com/episode/2rC2HtiDxCn8DaXqGq1aIl?si=Sjpe9ifNT8CVQkWR4GaVow
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo. Editora Francisco Alves – 1ª Edição, São Paulo, 1960.
MACHADO. Katia. O racismo em três séculos de escravidão – EPSJV/Fiocruz – 2018. Acessado em 11.01.2022. Disponível no site: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/oracismo-
em-tres-seculos-de-escravidao
SOARES, Lucilene Aparecida. Construir a diversidade branco: como os jogos podem contribuir no debate étnico-racial no espaço escolar. Monografia. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
Compartilhar: