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Alterar contraste

Aquilombamento virtual como prática antirracista

Estado: Rio de Janeiro (RJ)
Etapa: Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional
Modalidade: Regular
Disciplinas: Filosofia, Geografia, História, Sociologia
Formato: Remoto

  1. Permitir que os alunos através do conhecimento tenham entendimento de como podem ser lidos;
  2. Conhecer práticas inclusivas e antirracistas;
  3. Desenvolver percepção crítica quanto a ações discriminatórias;
  4. Pensar e criar alternativas para lidar com as várias formas de exclusão da diversidade no mundo virtual.

 

  • Estudo das redes sociais como lugar de desenvolvimento, inclusão e exclusão;
  • Criação de rastros antirracistas contra o racismo algorítmico;
  • Como driblar o racismo algorítmico;
  • Desenvolvimento de ações de aquilombamento para desenvolver práticas antirracistas;
  • Relações entre acesso e qualidade de acesso à internet;
  • As camadas ocultas da tecnologia;
  • Quem sou eu quando sigo alguém nas redes sociais?
  • Cyberbullying não é brincadeira;
  • Discutindo o cancelamento nas redes sociais;

Metodologia

A atividade acontecerá de modo online, com os alunos com suas câmeras abertas ou fechadas, como se sentirem melhor. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de um parâmetro que pode ser ofertado pelo educador de que somos diversos e seremos lidos de acordo com valores e compreensão distintas vindas da cultura e da sociedade em que vivemos, sem privilégio de intenções estritamente individuais.

O educador precisa refletir antecipadamente sobre diversidade dentro de um mundo conectado onde as informações circulam de modo muito rápido e que fogem do controle, mas que são causadas por pessoas. Entender que as diversidades geográficas no mundo online podem ser quebradas, mas que elas trazem valores historicamente diversos e que eles podem influenciar no cotidiano de pessoas de regiões impensadas. Além de ter em mente que tratará de temas que afetam gerações diferentes de modo diferente no mesmo período.

O planejamento da atividade deve envolver um início a partir de um exemplo prático, com a apresentação de um print de um post, e de alguns comentários ou de um vídeo, de algum perfil de uma rede social, antecedido ou sucedido de uma breve explanação sobre o conteúdo. Ou ainda, da apresentação de algum exemplo de caso específico, que envolva situações desencadeadas nas redes sociais, sem uso de audiovisual ou imagem. A partir de então, ser feita uma análise conjunta com os alunos, os ouvindo quanto à opinião e intercalando com informações que os insira no meio virtual de forma crítica e os ajude na reflexão e na sensação de segurança para desenvolver raciocínio, posicionamento em função da discussão apresentada.

 

Recursos Necessários

Os educadores precisarão ter um pacote de dados; uma plataforma de reunião instalada no notebook ou smartphone, no caso de o encontro ser online. Os alunos precisarão ter um pacote de dados; uma plataforma de reunião instalada no notebook ou smartphone, no caso de o encontro ser online. Se for no modo presencial esse material pode ser limitado somente a um dispositivo eletrônico (smartphone ou notebook ) pelo professor, com o uso de um projetor para que a informação possa ser acessada por todos os alunos simultaneamente.

Duração Prevista

Quatro encontros, com duas horas, para não perder o foco e dar oportunidade para todos ou um número satisfatório de alunos participarem com seus pontos de vista em relação ao apresentado na atividade.

Processo Avaliativo

Pedir para os alunos escolherem um perfil e um post sobre alguma situação que se encaixe numa ação não inclusiva ou inclusiva. Tirarem um print da tela e escreverem a motivação de a terem escolhido, se posicionarem quanto ao que foram afetados. Escolher um comentário do post e explicarem se concordam ou discordam do mesmo e o motivo nos moldes do que foi discutido nos encontros.

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