Combate ao Racismo nas Redes Sociais: a encruzilhada entre o virtual e o real
Estado: Rio de Janeiro (RJ)
Etapa: Ensino Médio
Modalidade: Regular
Disciplinas: História do Brasil, Língua Portuguesa, Sociologia
Formato: Presencial
Objetivo geral:
Identificar e reconhecer o racismo, de forma a pensar e fortalecer ações antirracistas, tanto na vida real quanto no ambiente virtual.
Objetivos específicos:
- Identificar e reconhecer o racismo no Brasil como problema estrutural em um contexto histórico e atual.
- Diferenciar os conceitos de preconceito, discriminação e racismo e apresentar as formas como o
racismo se configura, seja na vida real ou no ambiente virtual. - Compreender a diferença entre racismo e bullying (ou cyberbullying).
- Contribuir para o entendimento da complexidade e responsabilidade necessária ao se utilizar das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), assim como os limites relacionados a privacidade, comunicação, linguagem, exposição e vulnerabilidade nestes mesmos espaços.
- Exemplificar que crimes realizados no ambiente virtual podem resultar em punições previstas em lei.
- Racismo e desigualdade étnico-racial no Brasil.
- Modernidade líquida, discursos de ódio e Redes Sociais.
- Privacidade e responsabilidade no mundo digital.
Habilidades da BNCC:
- EM13CHS502 – Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
- EM13CHS503 – Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
- EM13CHS504 – Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
- EM13LGG202 – Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
Metodologia
Rotação por estações de aprendizagem
1ª etapa: Apresentação da temática
Através da metodologia de sala de aula invertida serão sugeridos o texto Racismo no Brasil: por que isso ainda é uma realidade? do Portal OXFAM (2021) e o videoclipe da música Eu só peço a Deus do grupo de rap Inquérito. As equipes lideradas pelos próprios estudantes irão associar o texto apresentado com o clipe da música, buscando que se baseiem em experiências pessoais na percepção das desigualdades étnico-raciais presentes na sociedade brasileira e possibilitando analisar quais os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema proposto.
2ª etapa: aprofundamento da reflexão
Utilizando a demonstração de casos recentes, irá se refletir sobre as consequências físicas e emocionas do racismo a partir de sua perspectiva estrutural tanto na vida real quanto em ambiente virtual, buscando a sensibilização sobre a urgência de práticas antirracistas para uma sociedade efetivamente mais justa e menos desigual. Em seguida será apresentado um fator “crítico” das redes sociais: a “viralização”, que possibilita que fatos positivos ou negativos que antes talvez não tivessem um alcance tão grande sejam capazes de atingir proporções inimagináveis em um curto período de tempo, reforçando a necessidade de se repensar nossas atitudes também nos espaços virtuais, que muitas vezes dão uma falsa sensação de anonimato.
3ª etapa: criação de estações de aprendizagem e divisões por temáticas
A metodologia de Rotação por estações de aprendizagem valoriza a participação coletiva, assim como a autonomia e capacidade de reflexão dos estudantes. A divisão do tema objetiva que todos os estudantes conheçam, ou seja, rotacionem a partir das estações com subtemas diferentes e independentes entre si, mas conectados ao tema gerador: Combate ao Racismo nas Redes Sociais. É sugerido que as estações sejam criadas de forma diversificada e utilizem em sua interação tecnologias digitais e materiais produzidos pelas próprias equipes (por exemplo aplicativos, quizes, notícias, cartazes, etc.). De forma a organizar o trabalho colaborativo e cooperativo das estações foram escolhidos os seguintes subtemas: A) Racismo e desigualdade racial no Brasil; B) Privacidade e responsabilidade no uso das TDICs; C) Modernidade líquida, discursos de ódio e Redes Sociais; D) Do real ao virtual: ações antirracistas no mundo digital. O professor atuará como mediador do processo de aprendizagem, realizando o acompanhamento correção/sugestão das atividades e facilitando a interação entre estudantes, conteúdos, comunidades e tecnologias.
4ª etapa: culminância
A ideia é que além dos participantes da turma, estudantes de todo o ambiente escolar, assim como responsáveis e comunidade conheça as estações de modo a interagir com as atividades e compreender o tema e subtemas propostos.
Recursos Necessários
Data-show, texto impresso, cola, tesoura, papel cartão, cartolina, laboratório de informática,
impressora e demais materiais de acordo com a disponibilidade e criatividade dos estudantes.
Duração Prevista
300min dividido em 3 encontros de 100min cada (6 aulas de 50min). Sendo o encontro final reservado para a culminância.
Processo Avaliativo
Os estudantes serão avaliados a partir de um formulário disponibilizado de forma digital de forma a consolidar o conhecimento e refletir sobre as tarefas de todas as etapas direta e indiretamente considerando também a observação da participação, criatividade e engajamento dos participantes durante todo o processo.
BAIANA de 20 anos denuncia racismo nas redes sociais após receber mensagem: ‘Você será chicoteada por ser preta’. Portal G1 Bahia. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia /2020/11/13/baiana-de-20-anos-denuncia-racismo-nas-redes-sociais-na-ba-apos-recebermensagem- voce-sera-chicoteada-por-ser-preta.ghtml. Acesso em 19 jun 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
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