Matemática e Consciência Negra com Jogo dos 7 Cliques
Danilo Lemos Batista é professor e Cassiano Costa da Silva Júnior e Samuel Jordão são alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe.
Estado: Sergipe (SE)
Etapa: Ensino Fundamental II
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial
Disciplinas: Artes, Educação Física, História Geral, Matemática, Sociologia
Formato: Híbrido
- Evidenciar a relação entre a cultura negra e produções matemáticas;
- Destacar as contribuições de pessoas negras no desenvolvimento da matemática como ciência;
- Identificar algumas aplicações da matemática em manifestações culturais africanas;
- Valorizar as contribuições de mulheres negras matemáticas na ciência;
- Etnomatemática;
- Matemática na Cultura Africana;
- Matemáticas negras e produção científica;
- Matemática aplicada nas edificações e jogos;
Metodologia
A atividade inicia com a disponibilização do Jogo dos 7 Cliques
Disponível no link https://www.canva.com/design/DAENx2OR9PE/vLKp5TUJUVU7-vNCo91Maw/view?utm_content=DAENx2OR9PE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton para a turma, e explicação das suas regras.
Cada estudante deverá criar um mapa mental, no papel e usando canetas coloridas ou com um software de produção de mapas mentais, indicando o que aprendeu em cada um dos pontos que acessou com o clique.
Os mapas deverão ficar expostos na sala, em um “varal de mapas mentais” feito com cordão, para que todos tenham acesso à produção dos colegas e discutam entre si os pontos que mais identificaram como destaque.
Recursos Necessários
Computador, datashow, materiais impressos (como jornais, revistas e livros que possam ser recortados), material de papelaria (cartolinas, canetas, tesouras, hidrocor)
Duração Prevista
3 a 5 encontros, 2h cada
Processo Avaliativo
Autoavaliação e compartilhamento de reflexões nas modalidades escritas e textuais
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Blumenau: Letras Contemporâneas, 2010.
FANON, Frantz. Pele Negra, máscaras brancas.Salvador: EDUFBA, 2008 [1952].
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. [S.l: s.n.], 2005.
hooks, bell. Ensinando a transgredir:a educação como prática de liberdade. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2ª edição: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LANDER, Edgardo (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000.
LEITE, Ilka Boaventura(Org). Negros do Sul do Brasil: Invisibilidade e territorialidade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1996.
MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedadee Cultura 4(2): 31-43, 2001.
RAMOS, Alberto Guerreiro. Introdução Crítica à Sociologia Brasileira. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ, 1995 [1957].
RUFINO, Luiz. Pedagogias das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
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