Memórias e personalidades negras em jogos digitais
Estado: Rio Grande do Sul (RS)
Etapa: Ensino Fundamental I
Modalidade: Regular
Disciplinas: Artes, Geografia do Brasil, História do Brasil, História Geral, Língua Portuguesa, Sociologia
Formato: Presencial
- Investigar personalidades e acontecimentos das populações negras locais e reconhecer sua
relevância social - Buscar biografias de pessoas negras e acontecimentos importantes envolvendo a população negra local para criar um banco sobre esses dados.
- Sintetizar as biografias e acontecimentos, elaborar material sobre as mesmas: texto, animações, áudios ou vídeos.
- Coletar imagens, armazenar.
- Desenvolver objetos de aprendizagem, tais como jogo digital, podcast e uma “vídeo-enciclopédia” sobre o conteúdo pesquisado.
Personalidades locais e acontecimentos da população negra da comunidade do bairro da Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul
Metodologia
Mapeamento das pessoas que iremos pesquisar e dos acontecimentos importantes de nossa comunidade. Utilizaremos entrevistas com a população, visita ao museu do bairro, conversa com lideranças comunitárias, com professores de história tanto da escola como das universidades, pesquisa bibliográfica e na internet. Os e as estudantes produzirão material textual, imagético,
sonoro e de vídeo a partir do conteúdo obtido nas pesquisas. Será produzido também animações e jogos digitais fazendo uso da linguagem de programação Scratch com esse conteúdo e partilhar para demais alunos das escolas jogarem e conhecerem as histórias e pessoas pesquisadas. Também como produto, faremos um podcast sobre o assunto e uma enciclopédia com vídeos do mesmo conteúdo.
Recursos Necessários
Acesso à internet, computadores móveis, smartphones, papel, caneta, livros, transporte,
alimentação, impressora, caixas de som portáteis
Duração Prevista
Um encontro semanal de 4h durante um trimestre para a realização de todo o projeto.
Processo Avaliativo
A avaliação se dará no acompanhamento do desenvolvimento das atividades, orientando e através da produção dos objetos que pretendemos: jogos digitais, podcast e vídeo-enciclopédia.
Compartilhar: