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O que se comemora em 20 de novembro? E por quê?

Estado: Rio de Janeiro (RJ)
Etapa: Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos
Modalidade: Regular
Disciplinas: História do Brasil
Formato: Presencial

Objetivo Geral:

Estimular a reflexão dos alunos sobre que é o Dia Nacional da Consciência Negra. A partir disso, fazer com que eles avaliem o que mudou e o que continua igual para a “raça” negra e a reflexão da utilização de ferramentas digitais de forma crítica para o conhecimento histórico; Fazer um trabalho de conscientização a partir da história e comemoração do dia Nacional da Consciência Negra; Perceber que a garantia da comemoração resulta da intensa luta na sociedade brasileira contra o racismo e que este está inserido dentro do ambiente escolar; Desenvolver atividades visando diálogo, discussões e reflexões sobre os preconceitos que ainda são muito presentes na sociedade brasileira, principalmente no ambiente escolar, e a busca de suas raízes históricas; Fazer com que os alunos reflitam sobre as desigualdades na sociedade brasileira.

Ampliar a visão crítica dos alunos perante o Dia da Consciência Negra e a importância das mídias digitais como instrumento de aprendizagem do conhecimento histórico.

1 – Quais os números da população no Brasil? E da população negra?
2 – Existe racismo no Brasil?
3 – Houve resistência negra no Brasil?
4 – Quem foi Zumbi dos Palmares?
5 – Onde fica o quilombo dos Palmares? Ainda existe?

Metodologia

• Os alunos discutirão no grupão e em grupos menores sobre o Dia Nacional da Consciência Negra (atividade interativa). O que eles acham desta data, utilizando um aplicativo de mural colaborativo com outras ferramentas digitais.
• Será utilizado a ferramenta padlet para a colaboração conjunta com os alunos, cujos murais possuem outras ferramentas digitas (vídeo do Youtube, links de páginas html para estudo, link de Podcast) como instrumentos de aprendizagem do conhecimento histórico.
• Aula-oficina: Leitura, análise e interpretação de podcast, vídeos e textos (hiperlinks) que servirão como base para a discussão e elaboração de postagens e relatório final, de forma interativa com as mídias digitais.

Recursos Necessários

• Internet da escola • 1 Projetor • 6 (seis) Notebooks • Sala dividida em grupos ou em roda para as discussões • Aplicativos Padlet, Youtube, Html, Podcast

Duração Prevista

• 2 aulas (dois encontros) de 3 horas cada

Processo Avaliativo

• Elaboração de um relatório individual sobre os temas estudados, atividades propostas e executadas, quais os caminhos percorridos a partir das perguntas deixadas no mural do padlet: “O que você achou da história do Zumbi?” e “Qual a importância de se celebrar o dia Nacional da Consciência Negra?” (para ser entregue na próxima aula – 7 dias).

BARROS, D.M.V. (Org.). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. 1ed. Lisboa: Publicação digital gratuita, 2011.
BONILLA, MHS; PRETTO, NDL (orgs). Inclusão Digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador, EDUFBA, 2011
BUENO, André; Neto, José Maria (org.). Ensino de História: Mídias e Tecnologias. 1a Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020.
DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel. Educação em tempos de Humanidades Digitais: algumas aproximações. In: DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel (Orgs.). Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, p. 09–26.
FARIAS, João Paulo de Oliveira. O uso de podcast para o ensino e aprendizagem de história. Dissertação de Mestrado Profissional em História. Cariri/CE: Universidade Regional do Cariri, 2021. [Capítulo 02].
FRONZA, Marcelo; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo (orgs.). Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. São Paulo: Paruna Editora, 2021.
MENDES, Gabriel Cunha. Canal “Outra História”: o uso do Youtube como ferramenta pedagógica para o ensino de História. Dissertação de Mestrado (História). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560483
Sites utilizados:
Destruição de memorial no Jacarezinho causa indignação. DW Brasil, Rio de Janeiro, 12 de maio de 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/destrui%C3%A7%C3%A3o-de-memorial-no-jacarezinho-causa-indigna%C3%A7%C3%A3o/a-61772782 (Acessado em 25/05/2022).
Homem trancado com gás em viatura da PRF morreu por asfixia, diz IML. Redacão Terra, Rio de Janeiro, 26 de maio de 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/homem-trancado-com-gas-em-viatura-da-prf-morreu-por-asfixia-diz-iml,6812b6e5b3fb9407a5a9f97c0eaa9014ldte9nfk.html (Acessado em 25/05/2022).
Projeção da população do Brasil e das unidades da federação. Site do IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html (Acessado em: 25/05/2022).
Dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira é negra. JORNAL DA USP, São Paulo, 31 de julho de 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/dados-do-ibge-mostram-que-54-da-populacao-brasileira-e-negra/ (Acessado em 25/05/2022).
Nação \| TVE – Vista Minha Pele. Canal do YOUTUBE, 12 de outubro de 2016 (20’33’’). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FRq4fkkm5Iw (Acessado em 25/05/2022).
Resistência negra: Brasil teve quilombos de norte a sul. Site da MULTIRIO, 15 de abril de 2021. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/17171-resist%C3%83%C2%AAncia-negra-brasil-teve-quilombos-de-norte-a-sul (Acessado em 26/05/2022).
Quem foi Zumbi dos Palmares. Canal do SPOTIFY, Podcast PAPO PRETO, novembro de 2020 (1h15min). Disponível em: https://open.spotify.com/episode/5Cb6EmMiaalSEwlQHuLsAz?si=9885f304c23049d5&nd=1 (Acessado em 30/05/2022).
Navegue no Quilombo dos Palmares. Aplicativo GOOGLE EARTH. Disponível em: http://bit.do/fUpoS (Acessado em 30/05/2022).
Serra da Barriga: Parque Memorial Quilombo dos Palmares – vista de cima. Canal do YOUTUBE, Canal PJM DRONE, 15 de maio de 2016 (17’24”). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nbBBUqCf4jI (Acessado em 26/05/2022).
O que é um Quilombo. Canal do YOUTUBE, Canal UNICEF Brasil, em 15 de abril de 2021 (12’51”). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QthlP_Hcac8&t=1s (Acessado em 30/05/2022).
Conheça aqui o Museu Afrodigital. MUSEU AFRODIGITAL. Disponível em: http://www.museuafrorio.uerj.br/ (Acessado em 30/05/2022).
Kizomba. Luiz Carlos da Vila. Canal do SPOTIFY, Canal LUIZ CARLOS DA VILA, 2016 (05’08”). Disponível em: https://open.spotify.com/track/1VnG0H0P2fUJeaC9Xujixp?go=1&sp_cid=aafc3ede4ebe1a091d61a8448a41acbd&utm_source=embed_player_m&utm_medium=desktop&nd=1 (Acessado em 26/05/2022).
Imagens utilizadas do Google Images.

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