Pular para o conteúdo
Alterar contraste

Projeto Pedagógico Antirracista HQ da Tia Vivi

Estado: Rio de Janeiro (RJ)
Etapa: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Modalidade: Regular, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional Tecnológica
Disciplinas: História do Brasil, Língua Portuguesa
Formato: Presencial

As “Tirinhas da Tia Vivi” são “pílulas paradidáticas” que têm como objetivo provocar reflexões críticas e o debate sobre as nossas tensas relações étnico-raciais brasileiras com educadores e educandos da educação básica. Tendo em vista que os materiais didáticos produzidos nas últimas décadas, vêm avançando no que diz respeito aos aspectos culturais sobre a História da cultura africana e afro -brasileira, como bem preconiza a Lei 10.639/03, ainda sentia falta de conteúdos que dialogassem sobre a História do negro no Brasil e os atravessamentos provocados pelo RACISMO à brasileira. O diálogo aberto e direto sobre a temática existia no meu currículo oculto sem apoio de materiais que convidasse a reflexão sobre as diversas situações do cotidiano que são motivadas pelo RACISMO que estrutura a nossa sociedade. As Histórias em Quadrinhos da Tia Vivi surge durante o período de Pandemia (2020) para que eu pudesse desenvolver atividades ainda que remotamente, com alunos do 5° ano do ensino fundamental. Em 2021, ainda com as aulas irregulares em virtude da Pandemia, investi o meu tempo para compartilhar com outros educadores o material produzido via redes Sociais, através do perfil do Instagram @hqdatiavivi, canal de YouTube HQ da Tia Vivi com as Tirinhas transformadas em vídeos e um Blog HQ da Tia Vivi onde disponibilizo para educadores as Tirinhas no formato Revista Virtual e Biblioteca virtual. A produção do material (Histórias em quadrinhos) que a princípio foi produzido para minha sala de aula (virtual) dentro da perspectiva antirracista, se expandiu e hoje chega a outros espaços via as redes sociais. O objetivo maior é fomentar o diálogo sobre nossas relações raciais com educadores e educandos. Atualmente, diante da dificuldade tecnológica da minha unidade de trabalho, as Tirinhas são trabalhadas de forma impressa para reflexões, debates e para atividades de interpretação de texto.

As Tirinhas da Tia Vivi foram produzidas em 32 edições, disponíveis no Blog HQ da Tia Vivi. As primeiras HQ produzidas em 2020, se desdobraram em um Gibi Pedagógico (ainda não publicado) com o objetivo de aprofundar melhor conteúdos e conceitos sobre a História do negro no Brasil.Os personagens das histórias são uma família negra, onde a mãe é professora e
o filho um adolescente que começa a se interessar sobre a temática racial. Muitos enredos são
inspirados em situações reais que aconteceram com minha família da vida real.

O objetivo é que Educadores e educandos possam de favorecer desse material que considero Paradidático.

Metodologia

O Gibi Pedagógico (ainda não publicado) traz enredos cujos conteúdos acerca da história do NEGRO no Brasil vai sendo entregue através dos diálogos familiares que acontecem em vários contextos. A ideia era produzir um material com sugestões de uso (atividades) para facilitar os educadores que não possuem formação na área das relações étnico-raciais. O Projeto nas redes sociais (Instagram, YouTube e Blog) é uma forma de interação com o público afim, dialogando e provocando reflexões sobre as tensas relações étnico-raciais brasileiras que até hoje, é silenciada na educação básica seja pela ausência nos materiais didáticos oficiais que as redes de ensino adotam, ou pela ausência de formação nessa área por parte dos profissionais de educação. O objetivo maior é tirar a temática do silêncio que o RACISMO ESTRUTURAL vem promovendo há séculos.

Ao disponibilizar o fácil acesso as Tirinhas através dos canais virtuais, cada educador poderá fazer uso dentro de suas limitações e possibilidades junto aos educandos. Muito além do método está a possibilidade de avançar com o debate social.

Recursos Necessários

Como o material (Tirinhas da Tia Vivi) estão disponíveis em formato PDF e áudio visual, o educador poderá escolher a forma possível de apresentá-lo aos seus educandos.

Duração Prevista

A dinâmica do educador é que irá estabelecer o tempo necessário de uso.

Processo Avaliativo

O processo avaliativo se dá na medida que as opiniões de senso comum vão sendo neutralizadas por conteúdos históricos e teóricos que deverão ser agregados a esse primeiro movimento de provocação para temática das relações raciais brasileiras, que é a proposta de uso das Tirinhas.

Apenas em 2022 estou podendo implementar o uso das Tirinhas com educandos do 5° ano, pois em 2021, durante o ensino híbrido em virtude da Pandemia, e de todos os problemas da
aprovação automática, somente agora estou conseguindo fazer uso das Tirinhas como forma de
chamar a atenção dos alunos para situações do nosso cotidiano que são oriundas de uma ideologia estruturante que é o RACISMO.O Projeto HQ da Tia Vivi foi apresentado para toda a
escola, (estudantes do 1° ao 6°ano) do ensino fundamental, com o objetivo que os demais professores deem continuidade ao debate em suas salas de aula.

  • O Racismo explicado aos meus filhos, por Nei Lopes;
  • LEI 10.639/03;
  • Superando o racismo na escola, por Kabengele Munanga
Voltar ao topo
Voltar ao topo