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Projetos Crimes Virtuais

Estado: Santa Catarina (SC)
Etapa: Ensino Fundamental I
Modalidade: Regular
Disciplinas: Filosofia, Sociologia
Formato: Presencial

Conhecer os crimes virtuais presentes na rede mundial de computadores de modo que estes indivíduos tenham subsídios para um comportamento mais adequado no uso diário da internet.

A intenção inicial do nosso projeto de trabalho era explorar e apresentar as crianças o conceito de crime virtual. Sendo assim, atitudes que podem parecer normais são caracterizadas como ilícito, como por exemplo, o simples fato de compartilhar uma foto expondo alguém em determinada situação de constrangimento. Assim, os Crimes trabalhados, exaustivamente debatidos e exemplificados foram: – Diferença entre os termos: Injúria, calúnia e difamação. Este momento trouxe aos alunos as diferenças jurídicas dos termos abordados, trazendo subsídios para que eles exerçam seu papel de cidadão de direitos e deveres dentro e fora do mundo virtual. – Furto de senha e clonagem de cartões de crédito. Trata-se de uma prática comum de crime virtual que muitas crianças desconheciam. Trabalhamos a questão da segurança ao navegar em sites desconhecidos, responderem e-mails, sobre possíveis vírus que provocam esses roubos, sobre os hackers (que geralmente são os líderes destas quadrilhas especializadas)

Metodologia

Estes alunos têm por hábito frequentar o ambiente da sala informatizada uma vez por semana e juntos com a Professora de Tecnologia Educacional executam projetos com temas variados, mas que envolvam os estudantes e desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão do seu cotidiano e o uso das tecnologias. Temas como: conceito de tecnologia, a criação da internet, a utilidade e funcionamento do GPS, ciberbullyng, redes sociais; são trabalhados e debatidos em sala de aula, sempre interagindo com as questões sociais e cotidianas contextualizadas. Esses conteúdos iniciais introduziram para o debate sobre o Projeto relatado que foi sobre CRIMES VIRTUAIS.

Recursos Necessários

Internet, sala com disposição de cadeiras e mesas em circulo, data show para divulgação das notícias que repercutiram crimes virtuais apontados.

Duração Prevista

Um semestre.

Processo Avaliativo

Os dias trabalhados com o tema Crimes Virtuais na sala informatizada foram extremamente gratificantes. Como educadores temos a intenção de atingir nossos estudantes de modo que sua vida seja melhorada, enfim que os resultados apareçam no dia a dia dos alunos. Essa experiência proporcionou resultados imediatos no comportamento virtual e real de cada estudante. Valores como respeito e empatia passaram a ser cotidianamente observados e relatados pelos professores das outras disciplinas. Questões como o respeito a religiões diversas e a moradores de outras cidades foram colocadas à prova e abordadas como crime no sentido de que assim como somos na vida real devemos ser na internet.

O referido projeto aconteceu no ano de 2015 na EBM José do Valle Pereira. O período de dois meses trabalhados aconteceu no quarto bimestre com os alunos dos quartos e quintos anos matriculados nesta escola, cerca de 180 crianças entre 9 e 11 anos. Estes alunos têm por hábito frequentar o ambiente da sala informatizada uma vez por semana e juntos com a Professora de Tecnologia Educacional executam projetos com temas variados, mas que envolvam os estudantes e desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão do seu cotidiano e o uso das tecnologias. Sou professora de tecnologia educacional da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Sou doutoranda na Universidade do Estado de Santa Catarina (atualmente) e o projeto aqui citado foi base para a pesquisa de mestrado defendida em 2018. https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/251/fernanda_beatriz_ferreira_de_macedo_15688165832336_251.pdf

TAVARES, Adriano L.; REIS, Rafael R. dos. Crimes de Informática. Revista Jurídica, v. 2,
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SANTOMAURO, Beatriz. Violência Virtual. Revista Nova Escola, Ed. Abril. Fundação Victor
Civita. Ano XXV, n. 233, jun. 2010.QUADROS, Paulo.
Ciberespaço e mediatização da violência simbólica: Projeto do Grupo de
Estudos: Novas Tecnologias, Imaginário e Infâncias. 2001. Disponível em:
http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/bc3ed9923322614a819eb9eb62f06e70.pdf, acesso em
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FLORIANÓPOLIS. Diretrizes curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de
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CASTELLS, Manuel. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a
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COLLI, Maciel. Cibercrimes: Limites e perspectivas à investigação policial de crimes
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CORRÊA, Gustavo Testa. Aspectos jurídicos da internet. São Paulo: Saraiva, 2000.

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