Pular para o conteúdo
Alterar contraste

Vila Rica entre o passado e o presente

Estado: Ceará (CE)
Etapa: Ensino Médio
Modalidade: Regular
Disciplinas: História do Brasil
Formato: Presencial

Objetivo Geral
Analisar o processo de interiorização da Colonização. Analisar a descoberta do ouro e a exploração da região das minas.


Objetivo Específico
1. Analisar o processo de povoamento da região mineradora no séc XVIII;
2. Refletir a respeito da organização social da região mineradora;
3. O processo de formação das irmandades e a resistência da cultura africana no território das minas,
4. Refletir a respeito da exploração da região no passado e no presente abordando a questão dos acidentes ambientais na região e das condições de trabalho ontem e hoje.

  • A mão-de-obra utilizada na mineração;
  • A fiscalização e o contrabando nas Minas;
  • Deslocamento do eixo-econômico do norte para o Sul;
  • Organização social na região mineradora,
  • Revoltas e rebeliões na região.

Metodologia

A atividade é planejada, a partir, da metodologia das aulas oficinas, onde levaremos uma fonte histórica para sala de aula, que será analisada junto aos alunos. No caso a fonte histórica a ser utilizada seria a música do rapper Don L – Vila Rica, assistiríamos ao clipe, posteriormente analisando as imagens, a letra da música e sua composição sonora, identificando a narrativa histórica presente na música, quais conceitos estão presentes na fonte e como esse conteúdo se relaciona com tema estudado na História. Dessa forma desenvolvendo uma discussão dialógica, a partir, da perspectiva do aluno sobre o tema mineração no Brasil e como ele está presente na fonte histórica.

Recursos Necessários

Data-show, notebook e caixa de som.

Duração Prevista

O encontro pode ser desenvolvido em duas horas aula.

Processo Avaliativo

Ao final da aula, proponho uma produção textual a respeito do tem analisado em sala, onde de acordo com a narrativa construída pelos aluno poderemos identificar qual a consciência histórica desenvolvida a respeito do tema mineração no Brasil.

Esse modelo de aula oficina foi aplicado por mim, em uma escola pública localizada na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará. Onde através da utilização de músicas do movimento social hip-hop, discutimos a respeito da questão racial no espaço escolar, a partir, do ensino de história. A experiência foi muito gratificante, pois os alunos se identificam com o gênero trabalhado e participam mais ativamente da análise e da produção das narrativas históricas, criando novas perspectivas sobre sua localização na sociedade, do espaço que ocupam e a respeito da sua identificação racial.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. / Frantz Fanon; tradução Renato da Silveira. – Salvador EDUFBA, 2008. P.194
FERREIRA, Maíra Soares. A Rima na escola, o verso na história. São Paulo: Boi Tempo, 2012.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. 7 ed. 1a Reimpressão (Coleção como usar na sala de aula).
FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. 2006. 14 pág. Dissertação – Universidade de Brasília, Faculdade de Direito.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas. Papirus 1993. P. 85 – 109.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 727-744, 2012.
HALL, Stuart A identidade cultural na pós-modernidade / tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaraeira Lopes Louro – 11 ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

Voltar ao topo
Voltar ao topo